Tel. 281 249 422 | E-mail: geral@aectavira.com

AECT

A nossa história

A AECT

A NOSSA HISTÓRIA

Em 2000, por iniciativa de um grupo de pessoas com interesses comuns, foi fundada a Associação Social e Cultural da Serra de Santa Maria (ASCSSM) e realizados esforços para tornar a mesma uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Segundo os primeiros estatutos redigidos, esta associação tinha como âmbito de ação a Freguesia de Santa Maria, particularmente a zona serrana e como objeto social o desenvolvimento de atividade e prestação de serviços nas áreas de apoio a crianças e jovens, apoio à família, apoio à integração social e comunitária, proteção dos cidadãos na velhice e invalidez, promoção e proteção na saúde. Decorridos 16 anos, a associação encontrava-se inativa desde a sua criação e em risco de extinção.

Por outro lado, em 2013, para fazer face a algumas fragilidades sociais evidenciadas na comunidade local, a União das Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) apoiou o desenvolvimento do projeto Lado a Lado, , que desde então tem vindo a intervir na Freguesia de Tavira, com o propósito de combater situações de isolamento, solidão e exclusão social.

Decorridos quatro anos de atividade, este projeto revelou-se uma mais-valia para a comunidade e uma boa prática de ageing in place, e envelhecimento ativo, contudo, dada a dimensão e impacto social que atingiu, foi necessário proceder a uma restruturação no seu funcionamento, ponderando-se criar uma associação sem fins lucrativos.

Após o conhecimento das duas realidades, surgiu a intenção de revitalizar a (ASCSSM) e em vez de se duplicar esforços com a criação de uma associação, viu-se nesta já existente a oportunidade  de dar continuidade à sua missão, objetivos e a otimização do Projeto Lado Lado.

Assim, foram desenvolvidos esforços para que a ASCSSM começasse a ganhar nova vida, procedendo-se à realização de reuniões informais e assembleias com vista à discussão do futuro da associação, as quais deram origem à eleição de novos órgãos sociais, elaboração e registo de um novo estatuto, mais atualizado e adaptado à realidade atual e à realização de protocolos de parceria. 

Em junho de 2017, a ASCSSM deu lugar à Associação EM CONTATO TAVIRA, beneficiando do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com o NIF 504832271, com sede no Largo Tabira de Pernambuco s/n, 8800-456 Tavira.

Segundo os estatutos em vigor a associação tem agora como âmbito de ação o território nacional e como objetivos principais:

·  Promover o envelhecimento ativo, o combate ao isolamento, à solidão e à exclusão social da população sénior;
·  Fomentar a participação dos associados na vida da comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento comunitário e para o bem-estar da população;
·  Constituir-se como uma associação de apoio social às famílias;
·  Promover a ocupação saudável e ativa das crianças e jovens.

Para atingir os objetivos propostos a associação pretende desenvolver respostas e atividades como:

·  Espaço Sénior;
·  Núcleo de Animação Comunitária;
·  Organizar sessões culturais que permitam valorizar e revitalizar tradições endógenas;
·  Promover ações de sensibilização/informação, colóquios e conferências;
·  Promover excursões, passeios culturais, visitas de estudo e outras atividades culturais e recreativas;
·  Colaborar em campanhas solidárias e outras, tendentes ao bem-estar social;
·  Animar localidades isoladas;
·  Campos de Férias.

Morada

Largo Tabira de Pernambuco s/n, 8800-456 Tavira

09:00 - 13:00 | 14:00-18:00
(dias úteis)

Tel.: 281 249 422
E-mail: geral@aectavira.pt

Projeto Lado a Lado
Copyright © 2020 Associação em Contato Tavira

Desenvolvido por: Margem Criativa

Pesquisa